quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Mulheres na agricultura: perspectivas e angústias nas pequenas propriedades rurais

"Não existem condições de investirmos na propriedade. Temos que cuidar para manter o que temos, apenas", considera a agricultora  Solange Petry

Nesta edição, a agricultora Solange Tews Petry, que vive com seu marido e filha em propriedade no interior de Vera Cruz - localidade de Linha Henrique D’Ávila – relata as dificuldades encontradas por uma família jovem no meio rural. Apesar de dividirem e contarem com a estrutura da propriedade dos sogros, segundo ela, a expectativa à continuidade na cultura do tabaco, e mais ainda, à implantação de outras culturas, se mostra incerta e preocupante.
Solange, que se criou na fumicultura, percebe o momento atual como um dos mais difíceis para os produtores. Conversa que contribuiu de forma ímpar às discussões do programa Mundo do Tabaco.



Para ouvir o Programa Mundo Tabaco clique na figura e faça o download: 41MB

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Como diversificar as propriedades, sem incentivo ou subsídios? Os porquês dos jovens não continuarem na agricultura

"Noto que meu guri planta fumo ainda por que precisa. Se pudesse ele iria sair", diz  o agricultor René Petry. 

Ahrens considera que a diversificação deve ser construída num processo de diálogo com os agricultores.  Numa integração de conhecimentos entre entidade de ATER e produtor rural.

No programa transmitido em 30 de julho, entrevista com o fumicultor René Siegfrid Petry, que tem sua propriedade localizada no interior de Vera Cruz, localidade de Linha Henrique D’Ávila. René fala sobre suas dificuldades, preocupações e angústias acerca da continuidade da pequena agricultura. A conversa girou ainda, sobre as questões da diversificação, os problemas encontrados e a falta de incentivo ou subsídios.
Também, a prosa com o Engenheiro Agrônomo do IAPAR (Instituto Agronômico do Paraná), Dirk Cláudio Ahrens, captada durante o Workshop Pesquisa e Estratégias para Diversificação dos Meios De Vida - High Impact Advocacy Project On Tabacco And Poverty In Brazil‏, realizado nos dias 4 e 5 de julho em Porto Alegre. Ahrens relata suas experiências no IAPAR, na orientação de agricultores do tabaco que buscam a diversificação de culturas. Além disso, a sucessão nas propriedades rurais foi abordada na entrevista. O engenheiro faz comentários sobre os fatores que implicam no envelhecimento e falta de engajamento dos jovens na pequena agricultura.

Para ouvir o Programa Mundo Tabaco clique na figura e faça o download: 48.2MB

Sistema Integrado de produção, a falta de incentivos à diversificação e a sucessão nas propriedades rurais



Na primeira edição de segunda-feira do programa Mundo do Tabaco, transmitida em 23 de julho, duas entrevistas. Uma, com o agricultor - fumicultor, produtor de hortaliças e frutas cítricas - Geraldo Valdemar Pritsch, de Linha João Alves, interior de Santa Cruz do Sul. A outra, conversa captada no Workshop sobre Pesquisa e Estratégias para a Diversificação dos Meios de Vida – realizado em Porto Alegre nos dias 4 e 5 de julho - com o engenheiro agrônomo da Secretaria da Agricultura do Estado de Alagoas, Rui Palmeira Medeiros, e com professor da Universidade Estadual de Alagoas, Moisés Calú de Oliveira.
Em pauta, a sucessão nas propriedades rurais – a complexa questão do envelhecimento no interior e a não continuidade dos filhos na lavoura - e a falta de possibilidades e incentivo à diversificação das propriedades. Também, a realidade da fumicultura em outro Estado do país, sem a integração dos produtores com a indústria tabaqueira.

Para ouvir o Programa Mundo Tabaco clique na figura e faça o download: 48.2MB


segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Sobre a postagem das próximas edições do programa

Buscando facilitar aos amigos que acessam o blog e também otimizar a edição dos áudios, a partir de agora, as postagens do programa Mundo do Tabaco, consistirão nas entrevistas somente, e não mais o programa que foi ao ar na íntegra. Com isso, os arquivos ficarão mais leves e rápidos para download. 
Lógico que em alguns casos, se as demais falas durante o programa forem importantes para construção da proposta, será postada a edição integral.