segunda-feira, 18 de junho de 2012

Mundo do Tabaco: Primeira edição em Santa Cruz do Sul


O Mundo do Tabaco estreou na rádio Comunitária de Santa Cruz do Sul, 105.9 FM, em 17 de junho. A ideia  do programa é informar sobre a cadeia produtiva e de beneficiamento do tabaco, assim como, elucidar alternativas de diversificação para a agricultura familiar. Anteriormente transmitido pela Rádio Integração, do município de Dom Feliciano/RS – outubro/2011 a maio/2012 - acontece agora nos domingos, das 15 às 16h. “Buscamos um canal de comunicação útil e eficaz, informação e voz para os produtores rurais”, afirma o estudante de jornalismo e apresentador do programa, Leandro Junhkerr Porto. 
Na primeira edição, entrevista com o agricultor do Distrito de São José da Reserva, interior de Santa Cruz, Oneide Junkherr e com a professora do PPGDR (Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional) da UNISC Cidonea Machado Deponti. Por alguns problemas com a conexão no momento da gravação, o áudio disponibilizado abaixo não tem a abertura do programa. 

Para ouvir o Programa Mundo Tabaco clique na figura e faça o download: 59.3 MB

Saiba Mais
“O Mundo do Tabaco” iniciou em Dom Feliciano – município da Região Centro-Sul do Estado – como produto do projeto O Papel da Extensão Rural na Diversificação da Agricultura Familiar Voltada ao Tabaco da Zona Sul do Estado do Rio Grande do Sul, coordenado pelos professores Sergio Schneider e Marcelo Conterato, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especificamente, uma ação do subprojeto Estudos de Recepção, coordenado pela pesquisadora Carlise Schneider e realizado por professores e estudantes da Comunicação Social da UFRGS e Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).
Foram 28 edições no município – a última em 29 de maio -  nas quais, foram tratados assuntos como: cooperativismo e associativismo, comercialização de produtos agrícolas, situação das águas, importância da pesquisa, programas de diversificação e Convenção-Quadro Para o Controle do Tabaco. Para isso, entrevistas com produtores rurais; técnicos agrícolas; engenheiros agrônomos; técnicos ambientais; representantes de empresas tabaqueiras, sociólogos; artesãos; líderes comunitários; representantes de associações e cooperativas; autoridades municipais, estaduais e federais responsáveis pela implementação dos programas de diversificação.
“Conseguimos aos poucos aumentar a visão do agricultor sobre seu trabalho. Um meio de informações diferente do convencional – os instrutores técnicos das empresas de tabaco. Agora, trazendo essa discussão para Santa Cruz, poderemos ampliá-la”, considera Leandro Porto, responsável pela reportagem e apresentação do programa.