quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Diversificação com responsabilidade: entrevista com o técnico agrícola da EMATER, Paulo Zampierre


Alternativas de diversificação possíveis e em andamento; importância socioeconômica da cadeia produtiva do tabaco; uso ou não de agrotóxicos na produção de alimentos; sucessão nas propriedades rurais, foram alguns dos temas abordados na entrevista com o técnico agrícola da EMATER, lotado no escritório de Santa Cruz do Sul, Paulo Zampierre.


Uma conversa franca sobre as dificuldades da diversificação e a necessidade de investimentos, tanto à assistência técnica e extensão rural, quanto subsídios efetivos que permitam a implementação de culturas alternativas ao tabaco. 



A prosa foi transmitida na edição de oito de outubro, do programa Mundo do Tabaco. CLIQUE AQUI E OUÇA A CONVERSA NA ÍNTEGRA.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Cenário socioeconômico da produção de tabaco: Restrições já afetam o desenvolvimento do setor?

Fotografia de arquivo do programa (crédito: Eliana Stulp)
A contextualização do cenário social e econômico da fumicultura no município de Santa Cruz do Sul e região, no Estado do Rio Grande do Sul e Região Sul do país. Também, uma análise dos investimentos que estão sendo e podem ser realizados pelo setor. Além disso, comentários sobre a importância do tabaco para a pequena agricultura, a falta de investimentos e políticas públicas para diversificação, Convenção-Quadro Para o Controle do Tabaco, e demais questões envolvendo todo um sistema estabelecido, dependente da produção no campo. Assuntos abordados na entrevista com o presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (Sinditabaco), Iro Schünke. A fala foi dividida em três partes, e transmitida, nas edições dos dias 17 e 24 de setembro, e 1º de outubro, do Programa Mundo do Tabaco. 


    
Ao vivo o Mundo do Tabaco é realizado na rádio comunitária de Santa Cruz do Sul, 105.9FM, às segundas-feiras, das 12 às 13 horas, e aos domingos, das 15 às 16 horas e pode ser escutado também através do site da rádio. 

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Alternativas de diversificação: Aviário com sistema de integração

Mônica considera que os agricultores recebem rendimentos muito pequenos, perante o esforço e dedicação despendidos no dia-a-dia. 

Na edição do programa Mundo do Tabaco, transmitida em 13 de agosto, entrevista com Mônica e Liége Kreutz (mãe e filha), realizada na propriedade onde residem, juntamente com Roque Kreutz (marido e pai, respectivamente). A propriedade fica localizada no distrito de São José da Reserva, interior de Santa Cruz do Sul. Lá, eles tocam dois aviários. Mônica é enfermeira aposentada, seu marido Roque, professor e a filha Liége, está fazendo curso técnico na área agrícola. 

A implantação dos aviários, segundo elas, foi feita via financiamento, e a produção e comercialização dos frangos, funciona num sistema de integração produtiva e de comercialização - semelhante a do tabaco - com a empresa do ramo, denominada Brasil Food (BRF). Além disso, a fala discorre também, sobre a falta de investimentos no meio rural e incentivos para os jovens que desejam continuar na agricultura.

A partir desta postagem, as entrevistas realizadas para o programa estarão disponíveis online no blog, através do site Sound Cloud, não havendo mais a necessidade de download do arquivos de áudio. Clique aqui, ou no link acima, e ouça a conversa.